O que é um correspondente juridico?

Posted on 5 minutos de leitura 167 visualizações

correspondente juridico ou advogado correspondente ou, ainda, diligente jurídico é a pessoa contratada para representar outrem em uma tarefa (diligência).

No seu cotidiano profissional, muitos advogados e advogadas, necessitam da realização de diligência em cidades distantes daquela em que moram ou possuem o escritório. São audiências de conciliação, extração de cópias, oitiva de partes, retiradas de documentos, análise de processos, dentre outras.

A busca por correspondentes juridicos em tais cidades, ao invés do deslocamento até lá, é mais viável sob o ponto de vista econômico (ao cliente e ao advogado) e financeiro. Logo, uma advogada que more a 1.600 quilômetros de da cidade onde uma diligência tem que ser cumprida (cópias, cargas, alvarás, análise de autos, etc…) terá maior facilidade e eficácia se, uma vez consultado o cliente e detendo ele poderes, contratar uma outra advogada que a represente em tal municipalidade. Assim, ao invés de viajar e deslocar-se vários quilômetros para, presencialmente, realizar a tarefa, torna-se mais viável e seguro contratar um profissional para representá-la na solenidade aprazada ou na ação almejada.

É exatamente esse o papel do chamado correspondente jurídico (ou diligente jurídico): representar e atuar em nome de terceiro (contratante) no cumprimento de uma diligência.

Conceito de Correspondente Juridico

correspondente juridico ou advogado correspondente ou, ainda, diligente jurídico é, portanto, uma pessoa contratada para representar alguém em uma diligência. A contratação, geralmente, ocorre quando a diligência tem que ser cumprida em uma cidade distante da que o terceiro tem o seu domicílio. Logo, por razões óbvias, de tempo, local e eficiência, muitas vezes, contratar um correspondente juridico é a melhor opção para a consecução de uma tarefa.

Sob o ponto de vista prático, a ação a ser cumprida por esse correspondente (contratado) é chamada de diligência. Logo, o contratante da cidade “1” é representado pelo correspondente (contratado) na cidade “2”, sendo essa última (cidade “2”) o local da diligência a ser cumprida. Assim, um advogado de Brasília, DF, contrata um correspondente jurídico em Santos, SP, para acompanhar uma audiência em que ele (advogado de Brasília) é o procurador constituído. O contratante será o advogado de Brasília, DF, o correspondente (contratado) será o advogado de Santos, SP, e a diligência será o cumprimento de determinado ato em data específica acordada entre ambos.

É claro que a prestação de tais serviços será concluída e negociada por meio de contrato e responsabilidade entre contratante  e contratado. O WEB Diligentes não é intermediador e nem interfere no negócio jurídico entre eles firmado. Estamos aqui apenas para servir como instrumento de agilização na localização de advogados no local da diligência a ser cumprida (cidades atendidas).

Como atua um correspondente juridico

Para buscar correspondentes, nosso portal WEB Diligentes oferece as ferramentas a seguir elencadas:

a)      a busca por correspondentes que que atuam em determinadas cidades, cujo termo atribuído é cidades atendidas;

b)      a busca por diligências ativas para que um correspondente interessado e que atenda determinada cidade (cidade atendida) possa cumpri-la;

c)      a criação de diligências para que correspondentes que queiram cumpri-las em uma determinada cidade possam ser, inicialmente, candidatos, e, posteriormente, eventuais contratados;

d)      a candidatura a diligências criadas por outros(as) advogados(as) cadastradas.

Na busca por correspondentes, um(a) contratante que necessite dos préstimos de outro(a) advogado em uma cidade atendida, poderá facilmente buscar na base de dados do WEB Diligentes quem são os correspondentes cadastrados nesse município. Com um clique no botão buscar, existindo usuários cadastrados, uma lista de correspondentes disponíveis nessa cidade será exibida.

Na busca por diligências é possível, por outro lado, listar todas as demandas que foram criadas por advogados(as) que buscam correspondentes utilizando a ferramenta do WEB Diligentes.

Com a ferramenta de  gestão e criação de diligências, um interessado poderá criar uma diligência em determinada cidade. Uma vez criada a tarefa, aqueles correspondentes do plano premium cadastrados nessa cidade irão receber um e-mail comunicando a existência da diligência. A partir de um link existente nesse e-mail, possibilita-se a candidatura para o cumprimento da diligência. Mesmo com o envio do e-mail para os correspondentes premium dessa cidade, a diligência estará visível para quem acessar a busca por diligências do WEB Diligentes, independentemente de estar ou não registrado em nosso site.

A ferramenta de candidatura à diligências garante aos correspondentes cadastrados no WEB Diligentes a ciência da criação de demandas e a possibilidade de a ela candidatarem-se. Ao se candidatar a uma diligência, tanto o contratante, que procura um advogado, quanto o contratado, ou seja, o correspondente candidato, terão ciência da congruência de interesses por meio do envio automatizado de e-mails (os quais serão precedidos de prévio aceite e autorização após a leitura dos Termos e Condições de Uso e da Política de Privacidade).

O WEB Diligentes é um portal desenvolvido por advogado pensando em advogados(as). Sabemos das agruras e dos anseios de quem necessita do atendimento rápido, objetivo, eficaz e automatizado de diligências. São esses os nossos principais diferencias.

Seja muito bem-vindo e aproveite a leitura do nosso blog e os serviços de nosso portal!

Uma ótima semana a todos!

signature

Receba os próximos posts quentinhos no seu e-mail!

Inscreva-se com o seu nome e e-mail:

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Comentários Até Agora.